Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

    O processo de planejamento nas empresas é de suma importância, principalmente diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises e incertezas. Planejar um negócio independentemente do tamanho ou segmento faz-se necessário e está ligado diretamente ao seu sucesso e a sua sobrevivência.

Dentro desse contexto, o planejamento estratégico apresenta-se como uma poderosa ferramenta de gestão fundamentada em uma análise prévia da realidade da organização e direcionamento dos rumos do negócio.

    Muitos estudiosos indicam uma análise conhecida como matriz swot para um rápido diagnóstico da situação da empresa. Tal análise servirá para que o empresário conheça melhor o mercado e seu negócio, trançando um panorama da situação atual através da análise ambiental interna (forças e fraquezas) e análise ambiental externa (oportunidades e ameaças). A partir desse levantamento é possível conhecer as perspectivas e escolher as melhores alternativas para alcançar determinado objetivo.

    Ao término da análise swot, inicia-se então a elaboração do Planejamento Estratégico. O primeiro passo consiste na definição da visão, missão e valores da empresa. Em termos gerais, visão é “onde a empresa deseja chegar”. Missão é o motivo pelo qual ela foi criada, sua finalidade. Valores é o conjunto de princípios morais que regem o comportamento da organização.

    A próxima etapa consiste em definir objetivos, desafios e metas a serem atingidos, considerando o melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente. Também será elaborado um plano de ação com as estratégias mais adequadas e coerentes, compatíveis com os recursos humanos, financeiros, tecnológicos e materiais disponíveis.

    É preciso ressaltar que todo o processo deve ser controlado e avaliado constantemente para que os tomadores de decisão possam corrigir ou reforçar ações, a fim de assegurar o atingimento das metas pré-estabelecidas.

    O sucesso na implementação depende do comprometimento de todos os colaboradores através de uma visão sistêmica compartilhada. Além disso, o processo é contínuo e flexível. O monitoramento permite reavaliar e alterar o plano de ações quando necessário. Afinal, o mercado globalizado evolui com grande rapidez, forçando as organizações a se inserirem nesse processo de mudanças para garantirem a competitividade.

Fernanda Moreira
Dpto financeiro – Tecsky Desenvolvimento de Projetos Web

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *