5 Passos para ser bem sucedido nas redes sociais

5 Passos para ser bem sucedido nas redes sociais

Não é nenhuma novidade que as redes sociais são de grande importância para qualquer negócio. É através das redes sociais que você se conecta com clientes e com o público em geral.

Contudo, o marketing nas redes sociais não é tão simples. É mais do que apenas alguns tweets aqui, uma postagem ali. Para tirar o máximo proveito das redes sociais, suas postagens precisam ser estratégicas.

Nosso departamento de Social Mídia listou 5 passos imprescindíveis para se ter êxito. Vamos aprender com os especialistas!

1 – É fundamental ouvir seu público

É essencial compreender a importância de ouvir o que seus clientes querem. Não adianta apenas se sentar atrás de um computador e postar aleatoriamente sem nenhuma consideração com sua audiência.

É preciso estar atento ao que seus consumidores estão dizendo e como eles estão dizendo isso. Em seguida, é preciso utilizar essas informações para criar mais conteúdo. Sempre tome nota daquilo que funciona e o que não funciona, daquilo que gera compromisso e o que é ignorado.

2 – Utilizar mais de rede social e de diferentes maneiras

Cada plataforma de mídia social tem suas particularidades e seu público; portanto é preciso conhecê-los para tirar maior proveito. Dependendo do ramo do seu negócio é necessário focar no que mais irá te beneficiar ao invés de espalhar conteúdo por todo lado sem ter um foco.

Também é preciso ficar atento em que tipo de postagem lhe traz mais resultado. Cada rede social tem certos tipos de conteúdo que normalmente obtém um maior envolvimento dos usuários. Por exemplo, os vídeos fazem muito sucesso no Twitter e Facebook, mas não tem o mesmo resultado no Pinterest. No Pinterest normalmente se tem melhor resultado à noite, e Facebook tende a obter mais engajamento durante o dia. Prestar atenção nessas peculiaridades fazem muita diferença em sua estratégia de marketing.

3 – Estabelecer metas claras e atingíveis

Para se atingir um objetivo, antes de mais nada, é necessário definir tal objetivo. Quanto mais específico melhor.

Por exemplo, se você quiser aumentar as curtidas da sua página do Facebook, você deve ter um número específico ou porcentagem em mente. Por quê? Porque se você olhar para sua página e você tem 250 curtidas e você quer “aumentá-las”, e no dia seguinte você conseguiu “+1”, pode-se dizer que cumpriu seu objetivo. Mais ficaria satisfeito? Provavelmente não.

Entender seus objetivos pode ajudá-lo a planejar uma estratégia que irá beneficiar o seu negócio de uma maneira mais poderosa.

Além disso, não defina metas que estão muito longe de seu alcance. Comece com objetivos pequenos. Pequenas melhorias podem somar grandes sucessos, sem estresse e desânimo.

4 -Rastrear e analisar dados pertinentes

Para saber se está no caminho correto, é necessário acompanhar e analisar um conjunto de informações. Quais informações se deve observar diretamente? Bem, isso depende do objetivo que se tem. (Entendeu porque o item 3 é tão importante?)

É fundamental estar atento ao que os dados estão indicando. Se algo não está funcionando, eles podem te ajudar. Analise e compare com os últimos números, isso irá te ajudar a tomar as próximas decisões.

5 – Se envolver e se conectar com os clientes

É preciso tentar construir um relacionamento com seu público alvo, porque sem eles não há negócio. Conecte-se com seu público-alvo e envolva-se com eles. Essa afinidade resulta em maior confiança e, consequentemente, mais vendas.

A mídia social veio para mudar de uma vez por todas a maneira como as pessoas se relacionam, mas a compreensão dos hábitos dos usuários de mídia social pode ajudar seus esforços a serem poderosos e eficazes.

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